Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Os melhores artigos de decoração para quarto de bebê que vão fazer seu coração derreter

Sabe quando a ficha cai que você vai ser mãe ou pai? Pra mim, foi quando comecei a montar o quartinho do meu filho. Nossa, que confusão na minha cabeça! Tantas coisas lindas nas lojas, tantas ideias no Pinterest… Fiquei zonza! E o pior: meu bolso também ficou assustado com os preços, viu?

Mas depois de muito quebrar a cabeça (e o orçamento também, fazer o quê), aprendi que montar o cantinho do bebê não precisa ser aquela dor de cabeça. Dá pra criar um lugar fofo, seguro e aconchegante sem precisar vender um rim, acredita?

E olha que legal: vou dividir com você tudo que descobri nessa jornada. Porque, convenhamos, decorar o primeiro quartinho do seu neném é uma das coisas mais gostosas da gravidez, não é mesmo?

Escolhendo os artigos de decoração para quarto de bebê sem pirar no processo

Vamos combinar que é fácil se empolgar, né? Eu mesma quase comprei metade de uma loja de bebês no primeiro fim de semana que saí para olhar coisinhas. Meu marido quase teve um treco quando viu o carrinho!

A primeira dica que dou é: respira fundo! Nem tudo que é bonitinho é necessário ou seguro. Tem muita coisa nas lojas que serve mais pra enfeitar vitrine do que pro dia a dia com bebê real.

Quando a gente vai escolher as peças pro quartinho, três coisas são fundamentais: segurança, praticidade e, claro, aquele charme que faz a gente suspirar toda vez que entra no quarto. Nessa ordem mesmo, viu?

Os itens que você realmente precisa ter (sem frescura)

Antes de falar das fofuras decorativas, vamos ao básico – aquelas coisas que fazem toda diferença na rotina:

O berço (ou “a caminha do sono que não vai acontecer nos primeiros meses”)

É o tal do berço. Não adianta escolher só pelo visual bonito, tá? Tem que ser seguro! As grades não podem ter espaço maior que 6,5 cm (pra nenê não enfiar a cabecinha) e menor que 4,5 cm (pra não prender bracinhos e perninhas).

E o colchão? Tem que encaixar certinho, sem folga nas bordas. Firme, mas confortável. Nada de travesseiros, almofadas ou protetores fofos nos primeiros meses – por mais lindos que sejam! A segurança do sono vem primeiro.

Ah, e sobre lençóis: escolhe os de elástico, que não soltam por nada! De preferência de algodão, que não dá alergia e é fresquinho.

Cômoda com trocador (ou “o centro de operações das fraldas”)

Essa peça é o verdadeiro coringa do quarto. Vai guardar roupinhas, fraldas, pomadas e mil outras coisinhas. E se vier com trocador acoplado, melhor ainda!

A altura ideal é aquela que você não precisa se curvar muito – sua coluna vai agradecer depois de trocar 10 fraldas seguidas às 3 da manhã, confia em mim.

Uma dica de ouro: organizadores de gaveta! Comprei uns de tecido e foram a melhor decisão da minha vida. Meias, bodies e fraldas sempre organizadinhos mesmo com o cansaço e pressa.

Poltrona pra amamentar (ou “o trono da madrugada”)

Gente, não economiza aqui! É nessa poltrona que você vai passar horas e mais horas, noites e mais noites. Escolhe uma confortável, com braços na altura certa para apoiar enquanto segura o bebê.

Aquelas que balançam suavemente são uma mão na roda pra acalmar o neném. E olha, um tecido fácil de limpar é essencial, porque… bem… vazamentos acontecem!

Um banquinho pra apoiar os pés completa o pacote. Suas pernas vão agradecer nas mamadas longas.

Iluminação: acredite, faz toda diferença

Já pensou em trocar fralda quase dormindo, no escuro? Ou então acender aquele lustre clarão e acordar o bebê de vez quando ele estava quase pegando no sono?

O esquema legal é ter algumas opções:

  • Uma luz principal suave, de preferência com dimmer
  • Um abajur estratégico perto da poltrona
  • Uma luzinha noturna bem fraquinha pras trocas na madrugada

As lâmpadas de LED são mais seguras e econômicas. E prefira luz amarelinha, mais aconchegante, pras horas próximas ao sono. Luz branca muito forte engana o cérebro do bebê, que acha que é hora de festa e não de dormir!

decoração para quarto de bebê que vão fazer seu coração derreter

O que tá bombando em artigos de decoração para quarto de bebê hoje em dia

As coisas mudaram muito desde a época que era tudo rosa ou azul, dependendo se era menina ou menino. Graças a Deus, né? Hoje tem muito mais opções bacanas:

Decoração sustentável (porque o planeta também é do seu filho)

Tá cada vez mais comum ver quartinhos com móveis de madeira certificada, tintas sem produtos tóxicos e brinquedos de materiais naturais.

Eu mesma ganhei uma linda baleia de crochê feita por uma amiga – muito mais especial que um brinquedo de plástico da loja. E quando meu pequeno começou a pegar nas coisas, percebi que ele adorava as diferentes texturas dos brinquedos naturais.

Cores suaves e neutras (que crescem junto com a criança)

Aquele azul-royal ou rosa-choque ficou no passado, amiga! Agora a onda é tons mais tranquilos e neutros. Verde-menta, cinza clarinho, bege, terracota suave… cores que acalmam e combinam com tudo.

O legal dessas cores é que elas “crescem” com a criança. Você não precisa redecorar tudo quando o bebê vira criança. Só vai trocando alguns detalhes e pronto!

Tema natureza (sempre cai bem)

Bichinhos, folhagens, montanhas… Elementos da natureza fazem sucesso nos quartos de bebê. São delicados e trazem uma energia boa pro ambiente.

Tenho amigas que fizeram quartos lindos com tema de safári, floresta e até fundo do mar, tudo com muito bom gosto e sem exageros. Fica lindo nas fotos e ainda mais bonito pessoalmente!

Os itens que transformam o quartinho (sem gastar rios de dinheiro)

Agora vamos às estrelas da decoração – aquelas coisinhas que fazem toda diferença:

Papel de parede ou adesivos (impacto grande, trabalho pequeno)

O papel de parede voltou com tudo! E não é mais aquela coisa complicada de colar. Tem opções autoadesivas super fáceis de aplicar e de remover quando cansar.

Se não quiser gastar com papel de parede inteiro, os adesivos são uma mão na roda. Uma árvore na parede, nuvenzinhas, estrelinhas… Transformam qualquer parede sem graça num cenário de conto de fadas.

Na minha casa, colei uma árvore grandona com bichinhos. Todo mundo que entra no quarto se apaixona! E não gastei nem metade do que gastaria pintando um desenho.

Tapetes (porque chão frio não é legal pra bebê)

Um bom tapete esquenta o ambiente e cria um espaço gostoso pro bebê ficar. Quando meu filho começou a virar e engatinhar, passávamos horas brincando no tapete.

Escolhe um que seja fácil de limpar – porque vai precisar, acredite! E se puder ser antialérgico, melhor ainda. Os modelos com pelo curtinho são mais práticos que os felpudos (que juntam poeira).

Tem uns tapetes em formato de animais, nuvens, estrelas… Ficam um charme! O nosso era uma ovelha, todo mundo adorava.

Quadrinhos e pôsteres (personalidade nas paredes)

Nada deixa um quarto mais com a cara da família que os quadrinhos. Podem ser ilustrações fofas, frases de carinho ou até fotos da família.

Uma ideia bacana é emoldurar aquela primeira ultrassom onde você viu o rostinho do bebê. Ou fazer um quadro com a letra da música que você cantava durante a gravidez.

Só um toque: nada de vidro comum, tá? Prefere acrílico por segurança. E confere bem se tá bem preso na parede.

Cortinas (pra controlar luz e criar aconchego)

As cortinas não são só decoração, viu? São super importantes pro sono do bebê. Modelo blackout é quase obrigatório pra sonecas durante o dia e pra evitar que o pequeno acorde com o primeiro raio de sol.

E cuidado com cordões ou puxadores longos. Quando o bebê começar a se movimentar pelo quarto, isso pode virar um perigo. Melhor optar por modelos com sistemas mais seguros.

decoração para quarto de bebê que vão fazer seu coração derreter

Deixando o quarto mais aconchegante com tecidos

Os tecidos trazem aquele quentinho, aconchego e maciez pro quarto. E olha, não precisa gastar muito pra ter efeito.

Kit berço minimalista (menos é mais)

Aqueles kits de berço mega completos, com mil almofadas e babados… são bonitos de ver, mas nem sempre práticos ou seguros. O ideal é:

  • Um bom protetor respirável (nada de acolchoados grossos)
  • Lençóis de elástico (uns 3 ou 4 pra rodízio)
  • Uma manta leve pras noites mais frias

Quando meu pequeno nasceu, comprei um kit tradicional cheio de peças. Sabe quantas realmente usei? Metade! O resto ficou guardado ocupando espaço.

Kit higiene bonitinho (mas sem exagero)

Aqueles kits pra pôr algodão, cotonete e companhia ficam uma graça na cômoda! Escolhe um que combine com o resto da decoração.

Eu tinha um em madeira pintada de branco, com o nome do meu filho. Era útil e decorativo ao mesmo tempo. Só não esquece que precisa ser algo fácil de limpar, tá?

Cestos organizadores (o segredo de um quarto arrumado)

Com bebê, a bagunça aparece num passe de mágica! Cestos e organizadores espalhados estrategicamente pelo quarto ajudam muito.

Uso cestos de tecido pra guardar fraldas limpas perto do trocador, brinquedinhos na área de brincar e cobertinhas extras perto da poltrona. Além de práticos, ainda enfeitam o ambiente!

Móbiles e penduricalhos (movimento e diversão pro olhar)

O móbile é aquela peça clássica que não sai de moda. E tem motivo: os bebês adoram observar o movimento e as cores!

Nos primeiros meses, quando a visão ainda está desenvolvendo, os móbiles preto e branco fazem o maior sucesso. Depois, os coloridos entram em cena.

Na nossa casa, fizemos um móbile simples com origami. Todo mundo que via perguntava onde tínhamos comprado! E o custo? Quase zero!

Além do móbile tradicional sobre o berço, dá pra pendurar outras coisinhas pelo quarto: guirlandas de pompom, bandeirinhas de tecido, estrelinhas… Use a criatividade!

Decoração temática sem exagero

Escolher um teminha ajuda a dar unidade à decoração. Mas cuidado pra não exagerar e cansar rápido!

Tema céu e estrelas (sempre um sucesso)

Esse é um clássico que nunca sai de moda. Nuvens, estrelas, lua… Tudo em tons suaves fica um charme e serve tanto pra meninas quanto pra meninos.

Uma parede com adesivos de nuvens e estrelas, um móbile de lua e estrelas, uma luminária que projeta estrelinhas no teto… Fica um sonho!

Tema bichinhos da floresta (fofo sem ser cafona)

Outro tema que funciona super bem. Raposinhas, ursinhos, corujinhas estilizados ficam uma graça e não têm aquela cara de “bercário de hospital”.

O legal desse tema é que você encontra muita coisa artesanal bonita, tipo almofadas de bichinhos, quadrinhos com ilustrações fofas…

Tema arco-íris minimalista (alegre e moderno)

O arco-íris em versão suave, com cores pastel, bombou nos últimos tempos. E não é à toa: traz alegria pro ambiente sem ser chamativo demais.

Na casa da minha comadre, ela fez uma parede com um arco-íris grande, bem simplificado, só com o formato. Ficou tão lindo que copiei a ideia, mas fiz menor, num quadrinho. Adorei o resultado!

Estimulando o desenvolvimento com a decoração

decoração para quarto de bebê que vão fazer seu coração derreter

A decoração também pode ajudar no desenvolvimento do bebê, sabia? Não é só deixar bonito!

Coisinhas pra tocar, sentir e descobrir

Painel sensorial, móbiles que fazem barulhinho suave, livrinhos de pano com texturas diferentes… Tudo isso estimula os sentidos do bebê e ajuda no desenvolvimento.

No quarto do meu filho, pendurei um mobile com pequenos sinos que faziam um som delicado quando balançava. Ele adorava! Ficava olhando encantado pro movimento e ouvindo o som.

Espelhos seguros (diversão garantida)

Espelhos acrílicos bem fixados fazem sucesso com os bebês. Quando começam a reconhecer a própria imagem, viram diversão garantida!

Comprei um pequeno pra colocar na parede, na altura dele quando estava no tapete. Era engraçado ver as caras que ele fazia quando se descobriu no espelho!

Tabela prática: O que comprar e quando

O que comprarMelhor momentoDica de ouroErro comum
BerçoA partir do 5º mêsCertificação de segurançaEscolher só pela aparência
Cômoda/trocadorA partir do 5º mêsAltura confortável pra trocarEsquecer de fixar na parede
PoltronaA partir do 6º mêsTestar o conforto na lojaEscolher tecido difícil de limpar
Enxoval básicoÚltimo trimestreLavar tudo antes de usarExagerar na quantidade
Decoração de paredeA qualquer momentoInstalar fora do alcance do bebêUsar materiais tóxicos
TapeteÚltimo trimestreAntialérgico e lavávelEscolher felpudos demais
IluminaçãoA partir do 5º mêsOpções de luminosidadeSó ter luz forte no quarto

Decorando sem gastar o que não tem

Quem disse que decorar quarto de bebê precisa custar um rim e meio? Dá pra fazer coisas lindas gastando pouco:

Mão na massa: projetos simples que você consegue fazer

Tem coisa mais especial que algo feito por você pra sua cria? Guirlandas de feltro, móbiles de papel, quadrinhos pintados à mão… São projetos simples até pra quem não é nada artístico.

Eu mesma, que sou zero habilidosa, fiz um varal de bandeirinhas com retalhos. Ficou uma graça e custou mixaria!

Reaproveitando o que já tem por aí

Móveis antigos ganham nova vida com uma mão de tinta. Aquela cômoda da vovó, depois de lixada e pintada, pode virar um charme no quarto do bebê.

Uma amiga transformou um baú velho num lindo organizador de brinquedos. Lixou, pintou, colocou rodinhas e um acolchoado na tampa. Ficou melhor que muito móvel de loja!

Invista no que vale a pena

Se o orçamento é curto, concentre o dinheiro no que importa mesmo: um bom berço, colchão de qualidade e uma poltrona confortável para amamentar.

O resto você vai complementando aos poucos, sem pressa. Acredite: o bebê não vai reclamar se faltar aquele lustre caríssimo que você viu no Instagram!

Fazendo o quarto do bebê combinar com o resto da casa

O quarto do bebê não precisa parecer que saiu de outro planeta dentro da sua casa. Dá pra manter o estilo geral com toques infantis:

Mesma paleta de cores, versão suave

Use as mesmas cores da sua casa, só que em tons mais clarinhos. Sua sala tem azul marinho? No quarto do bebê, use azul-bebê ou azul clarinho.

Isso cria harmonia visual e ainda facilita reaproveitar coisas entre os ambientes quando precisar.

Mantendo seu estilo, versão baby

Se sua casa tem decoração rústica, o quarto do bebê pode seguir a mesma linha, com móveis de madeira natural e tecidos simples.

Se o estilo é mais moderno, aposte em móveis de linhas retas e decoração minimalista também no quarto do pequeno.

Segurança é bonita também, viu?

Nem sempre o que é mais bonito é mais seguro. Mas dá pra equilibrar as coisas com algumas dicas:

Fixe tudo direitinho (pra não cair na cabeça de ninguém)

Quadros, prateleiras, espelhos… Tudo bem preso na parede! Quando o bebê começar a se mexer pelo quarto, vai puxar o que encontrar pela frente.

E móveis pesados como cômoda e estante? Presos na parede também! Já vi caso de criança que puxou uma cômoda e ela tombou. Por sorte, não teve nada grave, mas o susto foi grande.

Guarde o que não é pra agora

Nos primeiros meses, você pode deixar mais coisinhas decorativas. Mas quando o bebê começa a engatinhar e pegar em tudo, é hora de simplificar.

Aqueles bibelôs fofos, os porta-retratos de vidro, as plantinhas… Tudo isso vai precisar sumir por um tempo. Guarde com carinho e volte com eles quando o bebê estiver maiorzinho!

Circulação livre pelo quarto

Deixe espaço para circular entre o berço e outros móveis. Isso facilita pegar o bebê durante a noite e evita tropeções quando você estiver morrendo de sono às 3 da manhã.

Na casa da minha prima, o quarto era tão apertado e cheio de móveis que ela vivia batendo a canela na quina da cômoda quando levantava de madrugada. Até o dia que tomou um tombo feio…

Colocando seu coração na decoração

Decoração de quarto infantil menino simples e barato

Além de tudo que é bonitinho e moderno, o quarto do bebê fica ainda mais especial com toques afetivos:

Coisinhas que contam histórias

Um ursinho que era seu quando criança, uma manta feita pela vovó, uma caixinha de música que tocava na sua infância… Esses objetos trazem história e alma pro quarto.

Na nossa família, tem um cavalinho de madeira que já passou por três gerações. Está meio descascado, mas ocupa um lugar de honra no quarto do meu filho. E as histórias que contamos sobre esse brinquedo não têm preço!

Espaço para as memórias que virão

Reserve um cantinho para registrar o crescimento e as conquistas do bebê. Pode ser um mural para fotos, uma régua de crescimento na parede ou uma pequena prateleira para guardar lembrancinhas especiais.

Todo mês tirava uma foto do meu filho no mesmo cantinho do quarto, com o mesmo ursinho ao lado para dar noção do tamanho. Hoje adoro ver a sequência de fotos e como ele cresceu rápido!

Planejando o futuro (porque o tempo voa!)

Os bebês crescem num piscar de olhos! Pense nisso na hora de decorar:

Berço que vira caminha

Se puder, invista num berço que se transforma em cama conforme a criança cresce. Economiza dinheiro e espaço no futuro.

Móveis que crescem junto

Um trocador que depois vira escrivaninha, uma cômoda que continua útil por anos… Pense em peças versáteis que acompanham o crescimento da criança.

Minha irmã comprou uma estante baixinha que começou como apoio para itens do bebê e hoje, cinco anos depois, guarda os livrinhos e brinquedos da sobrinha já grandininha.

Pra finalizar: o quarto perfeito é aquele feito com amor

Depois de tanto pesquisar, comprar, montar e decorar, aprendi que o quarto perfeito não é o que sai nas revistas. É aquele que tem o seu jeito, que foi pensado com carinho e que acolhe sua família.

Às vezes a gente fica naquela neura de fazer tudo certinho, igual aos quartos que vê no Pinterest. Mas sabe o que eu descobri? Meu filho não ligava se as cores combinavam perfeitamente ou se o móbile era da marca mais cara.

O que ele sentia era o amor em cada cantinho. Era o aconchego da manta feita pela vovó, o conforto do berço escolhido com cuidado, a segurança de um ambiente preparado pensando nele.

Então relaxa. Faça o melhor que puder, dentro do seu orçamento e do seu tempo. E lembre: o bebê não vai reclamar se faltar aquele abajur caríssimo que você viu na loja chique!

O que não pode faltar mesmo é amor, cuidado e atenção aos detalhes que realmente importam: segurança, conforto e aquele quentinho no coração toda vez que você entrar no quartinho faz toda diferença em seu designer de interior.

Perguntas que todo mundo faz sobre artigos de decoração para quarto de bebê

Quando devo começar a montar o quarto? É bom começar lá pelo quinto mês, sem pressa. Dá tempo de pesquisar, comparar preços e montar tudo com calma antes da barriga ficar muito grande e atrapalhar.

Preciso seguir algum tema específico? Que nada! Tema é legal pra dar unidade, mas não é regra. Muita gente faz quartinhos lindos só com cores e elementos que gosta, sem tema definido.

Quanto custa decorar um quarto de bebê? Olha, varia demais! Dá pra fazer algo bonito a partir de uns 3 mil reais, focando no essencial. Mas tem gente que gasta 15 mil ou mais, depende do bolso e da vontade.

Quais são os erros mais comuns na decoração? Exagerar nos detalhes (que viram poeira-magnetos), escolher só pela beleza sem pensar na praticidade, e encher o quarto demais, deixando pouco espaço pra circulação.

Berço com grade ou cama montessoriana? Vai do seu estilo e filosofia. O berço tradicional traz mais segurança no início, enquanto a cama montessoriana estimula independência. Muita gente começa com berço e depois muda.

Como escolher cores que não enjoam rápido? Aposte em bases neutras (paredes, móveis grandes) e use cores mais vibrantes em itens pequenos e fáceis de trocar, como almofadas, quadros e brinquedos.

Dá pra decorar gastando pouco? Dá sim! Foque no essencial de qualidade, reaproveite móveis que já tem em casa com uma mão de tinta, faça você mesmo algumas decorações e compre outras usadas em bom estado.

Papel de parede ou pintura? Os dois são legais! Papel dá mais personalidade e tem opções autoadesivas fáceis de trocar. Já a tinta é mais em conta e fácil de renovar depois. Questão de gosto e orçamento.

É seguro ter plantas no quarto do bebê? Se forem naturais, melhor deixar pra depois que o bebê crescer um pouco. Algumas podem ser tóxicas se ingeridas, e terra é um prato cheio de bactérias. Plantas artificiais são uma alternativa segura.

O quarto precisa estar pronto antes do bebê nascer? O ideal é sim, porque depois que o bebê chega, você não vai ter tempo nem energia pra montar nada! Mas não se desespere se faltar alguma coisa – o essencial é berço seguro, um lugar pra trocar e guardar as roupinhas.

Avatar photo

Sergio

criador do Mundo Aromaterapia e entusiasta do bem-estar natural. Compartilho conteúdos que unem conhecimento, cuidado e essência para transformar sua rotina.

Avatar photo

Sergio

criador do Mundo Aromaterapia e entusiasta do bem-estar natural. Compartilho conteúdos que unem conhecimento, cuidado e essência para transformar sua rotina.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas e inspirações sobre reformas, construções e decorações para transformar seu espaço.
Tudo que você precisa saber para deixar sua casa mais bonita, funcional e aconchegante.